Criador do Petit Gâteau Renuncia as Três Estrelas Michelin

Pense Comida
PENSE COMIDA
Published in
2 min readSep 21, 2017

--

Filho de Michel Bras, um dos chefs franceses mais aclamados da contemporaneidade, Sébastien Bras, que cuida do restaurante Le Suquet, em Laguiole, pediu ao guia Michelin para ser removido da lista de estrelados.

A decisão foi tomada perto de o restaurante completar 20 anos do recebimento das três estrelas, número máximo alcançável pelos restaurantes do mundo inteiro.

Michel Bras foi o criador do biscuit tiède de chocolat collant (bolo morno de chocolate derretido) que mais tarde inspirou a criação do petit gâteau.

O anúncio foi feito nessa quarta-feira (20), enquanto Sébastien provava produtos locais. O motivo principal de abandonar as estrelas foi a gigantesca pressão de ser julgado por cada prato que eles fazem.

Segundo o Michelin, esta é primeira vez que um chef francês pede para sair do guia sem haver uma mudança de posicionamento gastronômico ou modelo de negócios.

Bras quer cozinhar comida de excelência sem o frenesi dos rankings e a ansiedade de estar sempre sendo julgado pelos juízes anônimos do guia, que aparecem por lá duas ou três vezes por ano. Sendo assim, tudo o que sai da cozinha está sujeito a ser inspecionado: em torno de 500 pratos podem ser julgados aleatoriamente todos os dias.

"As vezes eu me pego pensando no Bernard Loiseau", afirma Sébastien Bras sobre o aclamado chef francês que suicidou em 2003. Muitos acreditam que o ato decorreu de rumores de que ele perderia a terceira estrela. "Eu não quero viver neste estado de espírito", diz Bras.

O anúncio foi feito em um vídeo no Facebook onde Sébastien Bras, de 46 anos, afirma: "10 anos depois de herdar o reino do meu pai, Michel Bras, criado em 1992, e ser honrado com a terceira estrela, em 1999, eu decidi, em concordância com toda a minha família, abrir um novo capítulo na minha vida profissional, sem a premiação do Guia Michelin, mas com muita paixão pela cozinha. Eu espero continuar a contar com a minha equipe fiel para manter essa experiência mágica de viver sempre em busca da excelência."

Membro do comitê francês da empresa de pneus, Claire Dorland Clauzel reagiu à decisão do cozinheiro e disse que irá respeitá-la, mas que a remoção do guia não é imediata.

Em 2005, o restauranteur francês Alain Senderens, um dos pioneiros da Nouvele Cuisine, que faleceu este ano, (SAIBA MAIS), chocou o mundo ao devolver as estrelas alegando que o mundo gastronômico tinha se tornado excessivamente luxuoso. Depois disso, ele abriu o restaurante sobre outro nome e mudou o modelo de negócios da operação.

Em 2008, o tri-estrelado Olivier Roesllinger fechou um luxuoso restaurante em um vilarejo de pesca bretão em Cancale. Ele disse na época que queria uma vida mais tranquila.

--

--

ThinkFood: we believe that alimentation is the answer - Brazilian SMALL PRODUCER (of content)