Pai da Gastronomia Molecular, Ferran Adrià Abre Laboratório Gastronômico

Pense Comida
PENSE COMIDA
Published in
2 min readMay 29, 2018

--

Após um longo período de espera, o laboratório elBulli 1846 abrirá as portas no segundo semestre de 2019. O projeto une o nome do restaurante de Ferran Adrià junto ao número de pratos que o chef estima ter criado.

Segundo informações do site Fine Dining Lovers, o centro de pesquisas alimentares de Adrià ocupará o mesmo espaço onde anteriormente existiu o famoso restaurante elBulli, na cidade espanhola de Roses, na comunidade autônoma da Catalunha.

Prometido para 2014, três anos após o fechamento do restaurante três-estrelas-Michelin, o laboratório ficou na geladeira até 2017, quando a obra foi retomada em escala reduzida.

De acordo com o site Eater, elBulli 1846 será um laboratório de exibições culinárias e foi desenhado para ser um ecossistema perfeito e estimulante para a criatividade.

Por lá, profissionais de inúmeras áreas estarão estudando, pesquisando e cozinhando para alargar as fronteiras da gastronomia.

Exibições de acervo permanente e temporário estarão abertos à visitação, bem como um museu à céu aberto, com 400 metros quadrados (o equivalente a quatro campos de futebol).

Por dia, 200 visitantes terão a oportunidade de aprender sobre o espírito inovador que consagrou Ferran Adrà como um dos maiores chefs do planeta.

Gastronomia Molecular

Criado em 1988 pelo físico britânico Nicholas Kurti e pelo químico francês Hervé This, o termo gastronomia molecular faz parte da ciência dos alimentos e busca investigar as transformações dos ingredientes durante a cocção.

Ainda que não considere a própria cozinha como oriunda de tal revolução alimentar (Adrià se define como um desconstrutivista), ele foi uma das figuras mais importantes na divulgação e popularização do uso de técnicas científicas na cozinha.

.

--

--

ThinkFood: we believe that alimentation is the answer - Brazilian SMALL PRODUCER (of content)